Aprender
a modificar o GTA San Andreas e deixá-lo como eu queria foi um árduo e
estressante trabalho. Não lembro quantos dias investi, nem muito menos quantos
palavrões berrei.
No
final, fiquei satisfeita com o que consegui. Vale ressaltar que os mods que
utilizo são todos embasados na famosa pasta cleo do GTA e o atual modloader,
segundo os usuários deste, mais simples que aquele. Os mods de GTA podem ter
variadas formas de instalações, recomendações e riscos diferentes. Optei por
usar mods que mexem unicamente com a pasta cleo, pois o risco de bugar qualquer
coisa do jogo, mais à frente, é notoriamente mais baixa. Já havia chegado a Las
Venturas quando meu mapa bugou por causa de mods que mexem com a pasta data do
jogo, e nenhum objetivo das missões me aparecia mais, problema esse cuja
solução não achei nem na beira da deep web.
Então,
pelo menos os meus oito mods, posso te ensinar a instalar com segurança e êxito.
Primeiramente,
declaro aqui que eu detesto de coração o modloader, que me prometeu praticidade
e só me deu enxaqueca. Então, estarei te orientando a usar a pasta cleo mesmo.
Primeiramente, você deve baixá-la.
Você vai baixar um setup (aplicativo de instalação). Execute-o e o instale, certificando de olhar se o diretório de instalação é o mesmo do seu jogo. No padrão sempre é, mas cuidado nunca é demais.
Realizado
o simples processo de instalação da pasta cleo, você agora tem no diretório do
seu jogo a pasta cleo.
É
dentro dessa pasta que você organizará seu mod.
Regra 1: baixe e instale os mod um por um!
Regra 2: teste mod por mod sempre que você terminar de instalá-lo, não importa se você terá que abrir o seu jogo as oito vezes!
Regra 3: manuseie os arquivos winrar baixados numa pasta na sua área de trabalho, para facilitar o trampo!
Dada as normas, vamos ao processo.
Parte 1: extraia na pasta prática da
terceira regra acima, o arquivo rar que você baixou.
Parte 2: se tiver uma pasta chamada “cleo”,
entre nela. Algumas vezes, essa pasta vem dentro de uma pasta nomeada
“modloader”. Se não houver nada disso, é porque você recebeu diretamente o
script do mod para instalar, então, siga para a próxima parte.
Parte 3: Você vai analisar se há uma pasta
ou arquivo que termine com .fxt no nome. Se tiver, esse arquivo deve ser
COPIADO e COLADO na pasta cleo_text dentro do diretório do seu jogo, onde você
instalou a pasta cleo, que por sinal, é onde se encontra. Tudo que não for .fxt
vai ficar solto dentro da pasta cleo.
Dentro
dessa pasta “cleo_text, cole os arquivos cujo nome termina com .fxt. Geralmente
é apenas um por mod, e somente alguns mods precisam dele.
Solto
na pasta cleo mesmo, cole os arquivos cujo nome não termina com .fxt, como visto na imagem acima (se é que você viu, porque, oh imagem ruim!)
Segue alguns exemplos
de arquivos que terminam com .fxt no nome.
LEMBRE-SE:
teste o mod um por um, ao invés de instalar todos de uma só vez. Ah, embora dê
para modificar um save que já existe, o risco de bug é menor se o jogo for
modificado antes de começar um novo save do zero.
PARA
CONCLUIR: Como eu disse, os mods de GTA podem ter inúmeros jeitos de
instalação, então, nesse caso, sabe aquele arquivo nomeado como “Leia ou Morra”
nos nossos downloads, que a gente caga para a existência? Então, quando o
download se trata de um mod do GTA, é sempre bom ler, porque ele explica como instalar
corretamente. Esclarecendo uma última vez que os arquivos do modloader são os
mesmos da pasta cleo, então se ele pedir para pôr no modloader e você (assim
como eu) opta pela cleo, é só seguir o meu tutorial que dá certo.
Volte para os mods no final da publicação deste link.




Simples e prático
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