Franquia The Sims (Especificando, à Frente, os games narrados no Classicando) - Contextualizando




  Apresentado em uma convenção E3 Expo (e recebido positivamente), The Sims nasceu em 2000, tornando-se uma das séries de games mais vendidas, contando mais de 200 milhões de cópias espalhadas pelo mundo.

  Mas esse lindo sucesso nasceu de um trágico acidente, quando a casa do designer Will Wright pegou fogo, em 1991, forçando-o a recomeçar toda a sua vida. Nesse período de restauração, Will teve a ideia de realizar aquele mesmo processo - erguer uma casa própria - num simulador, como um tipo de casinha de bonecas virtual.

  Após ler o livro de Christopher Alexander, A Pattern Language, uma obra que emerge nos princípios estruturais da arquitetura, Wright indagou como seria um game se misturado, com a casa de bonecas citada, o conceito de arquitetura e interações humanas.

  Os diretores da Maxis, que tinham Sim City como sua atual fábrica de dinheiro – trabalho, inclusive, do próprio Will, não curtiram muito a ideia. No entanto, a Eletronic Arts, sob posse de nova direção, renovou a saga dos sims, iniciada em Sim City, que continuaria segundo o projeto do designer, como uma mescla das duas ideias. Assim, o projeto X, publicado pela Maxis, tornou-se o primeiro jogo da franquia The Sims.




  Um ponto de curiosidade interessante é que, à primeira instância, The Sims se trataria fielmente de um jogo de arquitetura, onde o gamer construiria uma casa do zero, e depois NPCs aleatórios surgiriam para tentar viver na casa e avaliar se ela era confortável de habitar. Todavia, ao olhar seus primeiros protótipos, Will percebeu que aquelas pessoinhas tinham potencial para algo mais interessante do que meros avaliadores de estadia. E foi assim que The Sims chegou ao nosso mundo na forma de um simulador de vida, agora com as interações humanas também controlados por quem joga o game.

  O jogo tinha opções escassas, tanto na construção das casas, quanto dos Sims; mas isso não foi um empecilho, até porque, os criadores mantiveram o jogo atrativo, criando, ao todo, sete pacotes de expansão, e duas edições deluxe. Em 2005, já havia cerca de 16 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.

  Em 2002, The Sims Online chegou, requisitando vinte e nove dólares para manter sua conta na enorme comunidade online que, a princípio, foi um sucesso. Porém, sem expansões, sem novidade, problemas na convivência da comunidade, fizeram o jogo morrer aos poucos, até sucumbir ao fracasso e ser sentenciado ao óbito em 2008.

  Posteriormente, outros jogos da franquia foram surgindo para consoles, por exemplo, os The Sims 2: The Sims 2 para o Game Boy Advanced, The Sims 2 para Nintendo DS, e The Sims 2 para PSP.

   Foi somente em 2004 que a outra onda de sucesso chegou para a franquia, quando The Sims 2 para PC foi lançado.




  Dessa vez, publicado pela Eletronic Arts, The Sims 2 possuía uma jogabilidade mirabolante, em relação a do primeiro. Além da câmera tridimensional, o sims agora envelheciam, visitando sete estágios de vida até morrerem. Suas personalidades foram desenvolvidas por meio de aspirações, gostos e medos, escolhidos pelo próprio jogador na construção do sim. Além disso, o ideial de tempo ultrapassou o sistema de dia e noite, tendo, também, dias da semana e feriados.

  Entre 2007 e 2008, a franquia ganhou os The Sims Histórias: The Sims: Histórias da Vida, The Sims Histórias dos Bichos e The Sims: Histórias de Náufragos, todos tendo uma história para ser contada na pele de um sim criado pelo jogador.

  Anunciado ainda em 2006, The Sims 3 para PC chegou ao público apenas em 2009, quase junto com The Sims 3 para Android.




  Esse jogo quebrou o recorde de vendas da franquia, vendendo mais de 1,4 milhões de cópias por todo o mundo. Também quebrou seu próprio recorde de bugs e outros defeitos no jogo. Acontece que The Sims 3 trabalhou com a ideia de mundo aberto, onde o sim poderia viajar pela cidade sem a necessidade de uma tela de carregamento. Embora muito bacana, acabava danificando o funcionamento do jogo demasiadamente.

  Depois do lançamento de The Sims Medieval, para PC, The Sims Social, para o Facebook, e The Sims FreePlay, para android, todos em 2011, finalmente, em 2014, chegou o xodó da franquia: The Sims 4.




  The Sims 4 renovou o estilo do game, tornando a fechar o mapa, removendo os veículos e detalhando personalidades, carreiras, interações sociais, modo construção, móveis, e muito mais. O jogo fará sete anos em setembro de 2021, sendo o mais velho a se manter atual na franquia. Com 10 expansões, 9 pacotes de jogo e 17 coleções de objetos, o jogo já vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo inteiro.


The Sims Bustin’ Out (Modo Good Game) Game Boy Advanced

                         


  Pouco foi encontrado sobre o game na internet por parte de quem aqui escreve. Há algumas observações, todavia, que  serão deixadas.

 Primeiro ponto: The Sims BustinOut foi o primeiro game da saga criado para consoles, em 15 de dezembro de 2003, lançado para Game Boy Advanced e Nintendo GameCube, além de N-Gage, seis meses mais tarde.

 O jogo continua a trabalhar as necessidades fisiológicas do personagem, que foi montado pelo próprio jogador com as opções disponíveis, como cabelo, roupa ou cor de pele. Todavia, bem como o The Sims Bustin Out para PS2, lançado em 2003, este também trabalha a ideia de sair de casa e explorar uma pequena cidade, nesse caso, chamada Sim Valley. Na cidade, há disponíveis vários outros minigames, que serão necessários para o acúmulo de simoleões (moeda do jogo).

Segundo o site Fandom, o jornalista britânico "Craig Karris escreveu uma análise de The Sims Bustin' Out para o GameBoy Advanced para o site IGN, onde afirmou que o jogo não era tão avançado [...] Entrentanto, dentro dos limites, [...] ainda é um jogo casual, com bom design e uma boa adaptação do jogo original.


Confira o restante da publicação do site


  Algumas diferenças entre o do PS2 e esse do GBA são a ausência de morte, a substituição da necessidade “cômodos”. pela necessidade “saudade de casa”, a ausência do modo compra e construção (no game do GBA, você precisa ir nas lojas comprar seus móveis), e a existência de clima, algo que só seria visto novamente na franquia, em The Urbz: Sims In The City e The Sims 2: quatro 

estações.




Conheça a História da Sim Débora aqui

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