Franquia The Sims (Especificando, à Frente, os games narrados no Classicando) - Contextualizando
Apresentado em uma
convenção E3 Expo (e recebido positivamente), The Sims nasceu em 2000, tornando-se
uma das séries de games mais vendidas, contando mais de 200 milhões de cópias espalhadas
pelo mundo.
Mas esse lindo
sucesso nasceu de um trágico acidente, quando a casa do designer Will Wright pegou
fogo, em 1991, forçando-o a recomeçar toda a sua vida. Nesse período de restauração,
Will teve a ideia de realizar aquele mesmo processo - erguer uma casa própria -
num simulador, como um tipo de casinha de bonecas virtual.
Após ler o livro de
Christopher Alexander, A Pattern Language, uma obra que emerge nos princípios estruturais
da arquitetura, Wright indagou como seria um game se misturado, com a casa de
bonecas citada, o conceito de arquitetura e interações humanas.
Os diretores da Maxis, que tinham Sim City como sua atual fábrica de dinheiro – trabalho, inclusive, do próprio Will, não curtiram muito a ideia. No entanto, a Eletronic Arts, sob posse de nova direção, renovou a saga dos sims, iniciada em Sim City, que continuaria segundo o projeto do designer, como uma mescla das duas ideias. Assim, o projeto X, publicado pela Maxis, tornou-se o primeiro jogo da franquia The Sims.
Um ponto de
curiosidade interessante é que, à primeira instância, The Sims se trataria
fielmente de um jogo de arquitetura, onde o gamer construiria uma casa do zero,
e depois NPCs aleatórios surgiriam para tentar viver na casa e avaliar se ela era
confortável de habitar. Todavia, ao olhar seus primeiros protótipos, Will
percebeu que aquelas pessoinhas tinham potencial para algo mais interessante do
que meros avaliadores de estadia. E foi assim que The Sims chegou ao nosso
mundo na forma de um simulador de vida, agora com as interações humanas também
controlados por quem joga o game.
O jogo tinha opções escassas,
tanto na construção das casas, quanto dos Sims; mas isso não foi um empecilho,
até porque, os criadores mantiveram o jogo atrativo, criando, ao todo, sete
pacotes de expansão, e duas edições deluxe. Em 2005, já havia cerca de 16
milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.
Em 2002, The Sims Online
chegou, requisitando vinte e nove dólares para manter sua conta na enorme comunidade
online que, a princípio, foi um sucesso. Porém, sem expansões, sem novidade,
problemas na convivência da comunidade, fizeram o jogo morrer aos poucos, até
sucumbir ao fracasso e ser sentenciado ao óbito em 2008.
Posteriormente,
outros jogos da franquia foram surgindo para consoles, por exemplo, os The Sims
2: The Sims 2 para o Game Boy Advanced, The Sims 2 para Nintendo DS, e The Sims
2 para PSP.
Foi somente em 2004
que a outra onda de sucesso chegou para a franquia, quando The Sims 2 para PC foi lançado.
Dessa vez, publicado
pela Eletronic Arts, The Sims 2 possuía uma jogabilidade mirabolante, em
relação a do primeiro. Além da câmera tridimensional, o sims agora envelheciam,
visitando sete estágios de vida até morrerem. Suas personalidades foram desenvolvidas por meio de aspirações, gostos e medos, escolhidos pelo próprio
jogador na construção do sim. Além disso, o ideial de tempo ultrapassou o
sistema de dia e noite, tendo, também, dias da semana e feriados.
Entre 2007 e 2008, a
franquia ganhou os The Sims Histórias: The Sims: Histórias da Vida, The Sims
Histórias dos Bichos e The Sims: Histórias de Náufragos, todos tendo uma
história para ser contada na pele de um sim criado pelo jogador.
Anunciado ainda em
2006, The Sims 3 para PC chegou ao público apenas em 2009, quase junto com The
Sims 3 para Android.
Esse jogo quebrou o
recorde de vendas da franquia, vendendo mais de 1,4 milhões de cópias por todo o
mundo. Também quebrou seu próprio recorde de bugs e outros defeitos no jogo.
Acontece que The Sims 3 trabalhou com a ideia de mundo aberto, onde o sim poderia
viajar pela cidade sem a necessidade de uma tela de carregamento. Embora muito
bacana, acabava danificando o funcionamento do jogo demasiadamente.
Depois do lançamento
de The Sims Medieval, para PC, The Sims Social, para o Facebook, e The Sims
FreePlay, para android, todos em 2011, finalmente, em 2014, chegou o xodó da
franquia: The Sims 4.
The Sims 4 renovou o
estilo do game, tornando a fechar o mapa, removendo os veículos e detalhando
personalidades, carreiras, interações sociais, modo construção, móveis, e muito
mais. O jogo fará sete anos em setembro de 2021, sendo o mais velho a se manter
atual na franquia. Com 10 expansões, 9 pacotes de jogo e 17 coleções de objetos,
o jogo já vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo inteiro.
The Sims Bustin’ Out (Modo Good Game) Game Boy Advanced
Pouco foi encontrado
sobre o game na internet por parte de quem aqui escreve. Há algumas
observações, todavia, que serão deixadas.
Primeiro ponto: The
Sims Bustin’Out
foi o primeiro game da saga criado para consoles, em 15 de dezembro de 2003, lançado
para Game Boy Advanced e Nintendo GameCube, além de N-Gage, seis meses mais
tarde.
O jogo continua a trabalhar as necessidades fisiológicas do personagem, que foi montado pelo próprio jogador com as opções disponíveis, como cabelo, roupa ou cor de pele. Todavia, bem como o The Sims Bustin’ Out para PS2, lançado em 2003, este também trabalha a ideia de sair de casa e explorar uma pequena cidade, nesse caso, chamada Sim Valley. Na cidade, há disponíveis vários outros minigames, que serão necessários para o acúmulo de simoleões (moeda do jogo).
Segundo o site Fandom, o jornalista britânico "Craig Karris escreveu uma análise de The Sims Bustin' Out para o GameBoy Advanced para o site IGN, onde afirmou que o jogo não era tão avançado [...] Entrentanto, dentro dos limites, [...] ainda é um jogo casual, com bom design e uma boa adaptação do jogo original.
Confira o restante da publicação do site
Algumas diferenças entre o do PS2 e esse do GBA são a
ausência de morte, a substituição da necessidade “cômodos”. pela necessidade “saudade de casa”, a ausência do modo compra e construção (no game do GBA, você precisa
ir nas lojas comprar seus móveis), e a existência de clima, algo que só seria
visto novamente na franquia, em The Urbz: Sims In The City e The Sims 2: quatro
estações.






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